O Mestre Kim Yang Tae nasceu em 31 de Março 1974 em Cheungbuk-Jincheongun, Deoksanmyon (onde nasceu também o General de Silla Kim Yu Shin, líder do exército de Silla na época da unificação dos três reinos, sendo Mestre Kim o N° 78 em sua árvore genealógica). Muito cedo aprendeu Taekwondo e ao entrar na escola secundária (correspondente no Brasil a 6ª Série), viu que ensinavam Hapkido e imediatamente se inscreveu. Um dia viu seu professor praticando com sua espada e se aproximando, disse a ele achava muito belo e gostaria de aprender. O professor lhe disse que sabia pouco, mas que na Capital (Seul) estavam ensinando a técnica de espada e seu nome era Haidong Gumdo.
No terceiro ano da escola secundária, em suas férias de verão, Mestre Kim foi até Seul visitar seus tios. No caminho, viu pela janela em um letreiro grande escrito Haidong Gumdo e se lembrou da conversa com seu professor de Hapkido, e imediatamente desceu do ônibus. Nesse dia Mestre Kim apenas assistiu aos treinos, mas no dia seguinte voltou ao Dojang com a intenção de começar a aprender o Haidong Gumdo. Foi quando viu pela primeira vez seu professor, Mestre Lee Jeong Gu (hoje Vice Presidente da WHGF) na época 4° Dan, que lhe informou sobre o valor da mensalidade. Mestre Kim não tinha dinheiro suficiente, então Mestre Lee Jeong Gu lhe cobrou um pequeno valor de mensalidade e em troca Mestre Kim limpava o Dojang. Isso se passou em 1988.
Quando iniciou o aprendizado de Haidong Gumdo, Mestre Kim tinha apenas 14 anos, e em cada uma de suas férias ia até Seul para aprender mais. Com 19 anos recebeu a faixa preta, e quando terminou a escola decidiu dedicar-se ao Haidong Gumdo mudando para Seul. No Dojang dormia e dava aulas, e aos 22 anos recebeu a graduação de 2° Dan, recebendo como presente de seu mestre a espada que usa até hoje. Em 1996 participou do Campeonato Nacional de Haidong Gumdo ganhando o primeiro lugar em Formas e Cortes de bambu, e desde então passou a participar de todos os eventos nacionais e internacionais.
No ano 2000 foi para os Estados Unidos, onde passou um ano, ajudando seus companheiros na divulgação do Haidong Gumdo viajando de estado a estado. Ao regressar a Coréia foi convidado pela World Haidong Gumdo Federation a divulgar e ensinar o Haidong Gumdo no México, aceitando prontamente, tornando-se fundador e Presidente da Associação Mexicana de Haidong Gumdo.
Em 2004 foi convidado a introduzir o Haidong Gumdo no Brasil, fazendo sua primeira visita ao país em Março do mesmo ano. Com o inicio dos treinos no país, Mestre Kim foi Patrono na fundação da Associação Brasileira de Haidong Gumdo, prestando todo o respaldo técnico em suas constantes vindas ao Brasil. Em 09 de Junho de 2007 Mestre Kim formou a primeira geração de faixas pretas do Brasil.
Mestre Kim encontrou no Haidong Gumdo a verdadeira essência do artista marcial, seguindo seus ensinamentos filosóficos e aplicando-os a sua vida. Através do Haidong Gumdo aprendeu a reconhecer o bem e o mal, e a ajudar pessoas a encontrarem o perfeito equilíbrio físico e mental. O Haidong Gumdo ensinou-o também a amar a Coréia, e da mesma forma ensina seus alunos a amarem seus próprios países.
O KwanjangNim Yang Tae Kim tem hoje 6° Dan de Haidong Gumdo, é Fundador e Representante da World Haidong Gumdo Federation para a América Latina. |